terça-feira, 7 de agosto de 2012

imagem em 3 D do virus do resfriado


Cientistas criaram imagens em 3D do vírus causador de resfriados usando supercomputador


edu dallarte

Novas imagens fantásticas mostram o vírus que causa a maioria das infecções comuns nos dias frios.
O feito vem de um supercomputador, um dos mais rápidos do mundo. Os pesquisadores esperam que as imagens possam auxiliar em novos tratamentos com drogas antivirais, especialmente para pessoas sensíveis no período frio.
Uma equipe da Universidade de Melbourne simulou as imagens usando o genoma completo dos rinovírus humanos, responsáveis por quase 50% de todos os resfriados ao redor do mundo.
Eles esperam usar as imagens para entender melhor como uma nova droga, testada atualmente pela empresa australiana Biota, se propaga no vírus. O novo fármaco, ainda em fase de testes clínicos, é apontado como um tratamento para pessoas com doenças pulmonares crônicas como asmas e fibroses císticas, condições de saúde que podem levar à morte em caso de resfriados ou gripe.
A imagem em 3D foi uma das primeiras criadas pelo supercomputador IBM Blue Gene, entregue a Universidade de Melbourne no início deste mês.
O diretor do Instituto St. Vincent, uma entidade de pesquisas médicas, professor Michael Parker, líder do estudo, disse que uma melhor compreensão de como o rinovírus responde à droga tem uma implicação direta com uma ampla gama de doenças.
“Os rinovírus estão relacionados a uma família de vírus que causam doenças graves, incluindo poliomielite e meningite. Um aumento no entendimento de como as drogas existentes trabalham com esses vírus pavimenta o caminho para desenvolver novos medicamentos antivirais, salvando vidas humanas, comentou Parker ao DailyMail.

Ele trabalhou com especialistas em computação da IBM para criar a simulação. Tecnologia de supercomputadores nos permite aprofundar nos mecanismos internos das células humanas, particularmente como as drogas funcionam em nível celular”.
O supercomputador é o mais rápido do hemisfério sul e o 31º mais rápido do mundo, de acordo com o Dr. John Wagner, gerente da IBM Research. Segundo ele, o computador em questão é capaz de fazer 836 trilhões de cálculos numéricos por segundo, sendo considerado o mais eficiente do mundo em termos energéticos.


www.jornalciencia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...