Café na praia: Vida marinha está sendo afetada por altos níveis de cafeína no Oceano Pacífico
Cientistas anunciaram ontem, 20, que encontraram níveis elevados de cafeína em vários locais do Oceano Pacífico na costa do Oregon.
Eles acreditam que a alta concentração de cafeína poderia vir de esgotos que transbordam e fossas sépticas. O problema é tão grave que a vida marinha já está sentindo os efeitos dessa elevação.
Nós, seres humanos, bebemos muita cafeína, porque ela tem um efeito biológico em nosso organismo, por isso não é de se espantar que os animais marinhos também sofram mudanças em seus metabolismos, disse Elise Granek, líder da pesquisa, em entrevista ao britânico DailyMail.
Um estudo anterior de Granek com mexilhões mostrou que a cafeína em níveis mais baixos do que os encontrados no Pacífico podem ter efeito sobre seus organismos.
A equipe da pesquisa acredita que a cafeína vem da obsessão americana por tomar café, então, não é nenhuma novidade que os níveis estivessem acima do normal no oceano.
Descobertas de nosso estudo indicam que, ao contrário da hipótese, as estações de tratamento de água não são importantes na purificação quando o assunto é cafeína, disse Elise Granek.
Agora, os pesquisadores irão apurar com mais detalhes para compreender os malefícios que a cafeína provoca nos organismos marinhos quando estes são bombardeados constantemente com a molécula.
www.jornalciencia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário