segunda-feira, 30 de julho de 2012

Quimica nos céus


OFICIAL: Geoengenharia nos Estados Unidos lança química no céu apartir de balão!


Dois engenheiros de Harvard estão borrifando partículas químicas na atmosfera artificialmente para esfriar o planeta, usando um balão voando a 80.000 pés sobre Fort Sumner, no Novo México.
O experimento de campo em geoengenharia solar visa em última análise criar uma tecnologia para replicar os efeitos observados de vulcões que expelem sulfatos na estratosfera, usando aerossóis de sulfato de luz solar de volta ao espaço e diminuir a temperatura da Terra.
David Keith, um dos investigadores, argumentou que a geoengenharia solar poderia ser um método barato para desacelerar o “aquecimento global” (não existe), mas outros cientistas advertem que poderia ter conseqüências imprevisíveis,desastrosas para os sistemas meteorológicos da Terra e suprimentos de alimentos. Os grupos ambientais temem que a pressão para transformar a geoengenharia um "plano B" para a mudança climática vai minar os esforços para reduzir as emissões de carbono.
Keith, que gerencia um multimilionário fundo de investigação da geoengenharia fornecido pelo fundador da Microsoft Bill Gates, já encomendou um estudo por uma empresa aeroespacial dos EUA que fez o caso para a viabilidade de implantação em larga escala das tecnologias de geoengenharia solares.
Sua experiência, conduzido com o americano James Anderson, terá lugar dentro de um ano e envolvem a liberação de dezenas ou centenas de quilos de partículas para medir os impactos sobre a química do ozônio, e para testar maneiras de fazer aerossóis de sulfato em tamanho apropriado. Uma vez que é impossível simular a complexidade da estratosfera num laboratório, Keith diz o experimento irá proporcionar uma oportunidade para melhorar os modelos de como a camada de ozono pode ser alterado por muito maior escala sulfato de pulverização.
"

O objetivo não é alterar o clima, mas simplesmente investigar os processos em uma escala micro

", disse Keith. "O risco direto é muito pequeno."
Enquanto o experimento não pode prejudicar o clima, grupos ambientais dizem que os riscos ambientais globais de geoengenharia solar foram amplamente identificados através de modelagem e estudo dos impactos de poeira sulfúrico emitido por vulcões.
"Impactos incluem o potencial para novos danos à camada de ozônio, e interrupção das chuvas, especialmente em regiões tropicais e subtropicais - potencialmente ameaçando os suprimentos de comida de bilhões de pessoas", disse Pat Mooney, diretor-executivo do ETC watchdog canadense de tecnologia Grupo. "Ele não fará nada para diminuir os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera ou a acidificação dos oceanos parada. A geoengenharia solar é susceptível de aumentar o risco de conflitos relacionados ao clima internacional -. Uma vez que a modelagem até à data mostra que apresenta riscos maiores para o Sul global . "
Um estudo científico publicado no mês passado concluiu que a gestão da radiação solar poderia reduzir a precipitação em 15% em áreas da América do Norte e da Eurásia e do norte por mais de 20% na América do Sul central.
No Outono passado, um teste de campo britânica de um dispositivo de balão e mangueira, que teria bombeado água para o céu gerou polêmica. O projeto financiado pelo governo - Injeção de Partículas Estratosféricas de Engenharia Climática (Spice) - foi cancelado depois de uma disputa sobre patentes e um clamor público por ONGs globais, alguns dos quais defendiam o projeto era um "cavalo de Tróia" que abriria a porta para a plena escala implantação da tecnologia.
Keith disse que era contra Spice desde o início, porque não teria um melhor conhecimento dos riscos ou a eficácia da geoengenharia solar, ao contrário de seu próprio experimento.
"Eu saúdo o governo britânico para sair e tentar algo", disse ele. "Mas eu gostaria que eles tivessem um melhor processo, porque aqueles que se opõem a quaisquer tais experiências irão ver isso como uma vitória e tentar impedir outras experiências também."
EDU DALLARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...