O ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, inicia hoje uma visita à América Latina, informa a agência Tass. O chefe do departamento militar visitará a Venezuela, Nicarágua e Cuba. O tema principal da viagem, que durará até dia 14 de fevereiro, será a cooperação militar e técnico-militar com os países da região.
Em Caracas Sergei Shoigu travará negociações com o seu homólogo venezuelano Vladimir Padrino López e o presidente da República Bolivariana, Nicolás Maduro. "Durante os encontros os lados discutirão as atuais questões da cooperação militar e técnico-militar e trocarão opiniões sobre os problemas principais da segurança global e regional", informou um representante do Ministério da Defesa da Rússia.
Ao mesmo tempo, segundo informa a Tass, a assinatura de acordos ou contratos não está na agenda. Anteriormente Sergei Shoigu tinha afirmado a necessidade de expandir a presença militar russa em várias regiões, inclusive na América Latina. A mídia falou da discussão sobre o possível baseamento de navios e aviões russos em alguns países da região.
Durante os últimos anos a Rússia intensificou a cooperação técnico-militar com a Venezuela. Assim, o montante de contratos assinados com Venezuela chegou a 11 bilhões de dólares na primavera de 2013.
No fim da primeira década dos anos 2000 a Rússia restaurou a cooperação com a Nicarágua, que tinha sido suspendida depois do colapso da URSS. Analistas dizem que nos próximos anos o tema principal de cooperação poderá ser a segurança da construção do canal da Nicarágua, iniciada no outono de 2014.
Leia mais: http://br.sputniknews.com//mundo/20150211/126232.html#ixzz3RZtGgxCa
http://br.sputniknews.com/mundo/20150211/126232.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário