Marinha dos EUA confirma destróier de mísseis USS Truxton aproximando do Mar Negro
A Marinha dos EUA confirmou que um destróier de mísseis guiados, o USS Truxton, está se dirigindo para o Mar Negro, para o que os militares dos EUA disseram que é uma implantação de "rotina", decidida muito antes da crise na Ucrânia, que tem dividido as potências mundiais.
A Marinha dos EUA disse em um comunicado que o USS Truxton deixou a Grécia na quinta-feira no caminho para o Mar Negro e estava indo para realizar o treinamento com a marinha romena e búlgara.
"Enquanto no Mar Negro, o navio vai realizar uma visita de porta e de rotina, exercícios com aliados e parceiros na região previamente planejado", disse a Marinha dos EUA em comunicado.
"As operações da Truxton no Mar Negro foram agendadas com antecedência de sua saída dos Estados Unidos", acrescentou o comunicado.
O navio tem uma tripulação de cerca de 300 e faz parte de um grupo de porta-aviões de ataque que deixou os EUA em meados de fevereiro.
O anúncio foi feito depois que as autoridades turcas confirmaram nesta quarta-feira que haviam dado permissão para um navio de guerra da Marinha dos EUA para passar pelo Estreito do Bósforo, que é a única entrada para o Mar Negro, foi relatado no Hurriyet Daily News.
No entanto, fontes turcas disse o Hurriyet Daily News que o navio em questão não era o porta-aviões nuclear, o USS George HW Bush, como foi sugerido em algumas reportagens. O USS George Bush é muito pesado em termos de tonelagem de cumprir as normas da Convenção de Montreaux, que regula o que pode e não pode acessar o Mar Negro.
O Pentágono também disse na quarta-feira que aviões de combate norte-americanas se juntaria patrulhas da OTAN em missões nos países bálticos, que incluem a Lituânia, Letónia e Estónia.
No domingo a agência de notícias Tass informou que a fragata de mísseis guiados USS Taylor, que tinha sido designado para o Mar Negro para as Olimpíadas de Inverno de Sochi, ainda estava no porto turco de Samsun para reparos, depois de encalhar em 12 de fevereiro.
Dois navios da Marinha russa também entrou no Mar Negro através do Bósforo na terça-feira, bem como uma embarcação da Marinha ucraniana, que se dirigia para Odessa e não a Criméia.
http://rt.com/news/us-navy-black-sea-230/
Nenhum comentário:
Postar um comentário