segunda-feira, 12 de agosto de 2013

EXISTE TENSÃO ENTRE EUA E RÚSSIA?

EUA está envolvido em 'guerra quente' com a Rússia, lutou por proxies


William Engdahl é um analista geopolítico premiado e consultor de risco estratégico cujo internacionalmente livros best-sellers foram traduzidos em treze línguas estrangeiras.
Tempo Publicado em: 11 de agosto de 2013 17:17
O presidente dos EUA, Barack Obama (L) eo presidente russo, Vladimir Putin (Foto: AFP / Jewel Samad)
O presidente dos EUA, Barack Obama (L) eo presidente russo, Vladimir Putin (Foto: AFP / Jewel Samad)
Edward Snowden é uma "Red Herring" eo cancelamento 'infantil' de Obama de uma reunião com Putin em setembro é de pouca importância, como o presidente dos EUA tem pouco a oferecer à Rússia, William Engdahl um analista de geopolítica, disse à RT.
As verdadeiras questões de defesa antimísseis, Síria e Irã continuam sem solução por causa de uma política seguida por Washington de dominação de espectro completo, onde a única superpotência os EUA procuram ditar termos militares, econômicos e financeiros para o mundo inteiro, Engdahl acrescentou.
RT: O vice-chanceler russo não ter uma discussão particularmente produtivo com o Secretário de Estado dos EUA, em Bruxelas. Há indícios de que as mesmas conversas que estão acontecendo hoje vai ser diferente?
William Enghdal: Eu duvido bastante sério. A decisão do presidente Obama de cancelar o encontro com Putin antes da reunião do G20 é realmente uma indicação de uma falta de estratégia por parte de Obama, em vez de o colocar para baixo da Rússia. O pano de fundo que é o fato de que não há apenas diferenças fundamentais entre os dois lados, o governo dos Estados Unidos em Washington vem tentando desde o fim da Guerra Fria para desmantelar a Rússia, pura e simplesmente, com a defesa de mísseis, com o saque de a sua economia através da utilização do FMI e terapia de choque nos anos 90.
Agora que Obama está de volta à presidência eles estão encontrando um muito mais difícil do parceiro de negociação sobre questões como a Síria, ao longo de questões como a defesa de mísseis e outros. Snowden, acho que é um arenque vermelho, simplesmente uma desculpa de que é muito conveniente para usar neste momento.
RT: Você está dizendo que, se for alcançado um consenso sobre algumas das questões que serão discutidas que podem off ajustar a tensão de cerveja sobre Edward Snowden?
WE: Não, eu não estou dizendo que em tudo. Eu não acho que haverá qualquer consenso alcançado entre a Rússia e Washington sobre a questão da defesa antimísseis, porque Washington está determinada a cercar a Rússia com a sua defesa de mísseis, o que é uma estratégia ofensiva, não um defensivo, pelo caminho. É uma estratégia de preparação primeiro ataque nuclear. Isso é algo que a Rússia, compreensivelmente, não é exatamente muito feliz sobre. A questão da Síria é inegociável, em termos de que os EUA estão tentando colocar no poder na Síria, similar ao que eles tentaram e falharam no Egito, que é um regime controlado Irmandade Muçulmana, que permitiria Qatar para controlar os fluxos de gasodutos para a Europa e não o Irã, entre outras coisas.
Não existe uma base de acordo sobre estas questões fundamentais. Snowden não é, como eu digo, o problema. A questão é esta discordância fundamental e Washington não está preparado para mudar sua agenda e abertamente e honestamente negociar e resolver essas diferenças, por isso Obama está usando esta manobra infantil de cancelar a reunião por causa de Snowden.
RT: OK, eu quero voltar para a Síria. Sobre a Síria, a conferência de paz continua sendo adiada. Sabemos que o ministro do Exterior russo Sergey Lavrov queria chegar o mais rápido possível. É provável que ele conseguir um avanço nesta reunião sobre esse assunto?
WE: eu não vê-lo, a menos que Washington está preparado para, literalmente, retirada de todos os seus cães de ataque dentro da Síria que eles percorrem Turquia usando Al-Qaeda e os outros grupos, que dizem respeito à não quer permitir para obter todas as armas , mas é claro que eles sabem que estão recebendo as armas. Até que isso seja feito e elementos estrangeiros de todos os lados sair da Síria e permitir que os sírios para resolver seus próprios problemas por si próprios nas eleições do próximo ano, não acho que qualquer conferência de paz que vai ter lugar. A "oposição" da Síria é uma Irmandade Muçulmana oposição controlado externamente, que não tem raízes no interior da sociedade síria em termos de uma maioria.
RT: Obama disse que a Rússia, por vezes, tem essa mentalidade da Guerra Fria, mas não é ele também perpetuar e provocando que, por não querer sentar-se com Putin e ter essa one-on-one com ele quando ele vem em setembro?
WE: Essa é a ironia risível sobre isso. Se eu fosse presidente Putin gostaria de quebrar uma boa garrafa de champanhe e comemorar o fato de que ele não tem que passar por esta provação de uma outra foto opp com Obama, que não tem nada a oferecer à Rússia de forma alguma sério. A declaração de Obama no   Tonight Show sobre os russos, ocasionalmente, de alguma forma reverter a mentalidade da Guerra Fria, como se fossem curados alcoólicos que iria em uma bebedeira de vez em quando não é realmente só um insulto, ela reflete a mentalidade em Washington.
Isto não é statesmanship grave. O ponto é que Washington tem uma agenda, que eu falo sobre o meu livro em Full Spectrum Dominance estender NATO em todo o mundo e usar isso como uma força policial global para a única superpotência ea Guerra Fria não terminou em 1991, quando a União Soviética União e do Pacto de Varsóvia dissolvido. Washington por seu lado continua a Guerra Fria. Na verdade, você pode dizer que é uma guerra quente agora. A batalha está sendo travada por proxies, por substitutos.
A batalha sobre a Síria é parte da guerra quente entre uma coalizão de países dos quais a Rússia ea China são fatores críticos que estão resistindo que um país determina o prazo de militares e outros sentidos - económica e financeira - para o mundo inteiro. Eu acho que é um estado muito insalubre, unilateral ou assimétrica das coisas. Isso é o que a verdadeira questão é entre Washington eo governo Putin.

As demonstrações, pontos de vista e opiniões expressas nesta coluna são exclusivas do autor e não representam necessariamente as da RT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...