segunda-feira, 9 de julho de 2012

Encontrada a particula de DEUS


CERN confirma nova descoberta que acredita ser a Partícula de Deus e Peter Higgs chora




www.jornalciencia.com


é a fonte

EDU DALLARTE
A procura pelo bóson de Higgs, também chamada de Partícula de Deus, responsável por manter o Universo unido, foi extremamente longa.
Os cientistas do CERN na Suíça (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear) anunciaram fortíssimas evidências da descoberta para um público seleto que incluía Peter Higgs, o primeiro cientista que teorizou a existência da partícula há 40 anos.
O professor Higgs com 83 anos enxugou suas lágrimas ao saber dos resultados que foram anunciados hoje e disse: É realmente a coisa mais incrível que já aconteceu na minha vida”, ao britânico DailyMail.
Um público formado pelos físicos mais importantes do planeta ovacionou de pé para celebrar a possível descoberta  o auge de uma busca incessante do LHC e o acelerador de partículas Tevatron, nos EUA.
Joe Incandela anunciando a descoberta de uma partícula que equivale ao Bóson de Higgs
A descoberta é o maior salto da Física em décadas o preenchimento de uma lacuna em nossa compreensão do átomo. A longo prazo, a descoberta pode levar a novas tecnologias fantásticas.
O professor John Womersley, executivo-chefe do projeto, disse: Eles descobriram possivelmente uma partícula, o bóson de Higgs. Descoberta é uma palavra importante. Isto é confirmado. É um dia importante para a ciência.
Este é de fato uma nova partícula, disse o porta-voz do CERN, Joe Incandela. Isso é algo que pode no final, ser uma das maiores descobertas que tivemos nos últimos 40 anos.
A descoberta preenche a última lacuna no modelo padrão da Física. Novas tecnologias poderão surgir deste conhecimento.
Em dezembro de 2011, cientistas do LHC provocaram um mini Big Bang, recriando as condições necessárias deste acontecimento colossal após um bilionésimo de segundo do nascimento do Universo revelando que tinham de fato capturado, pela primeira vez, registros de um bóson de Higgs.
Desde então, os pesquisadores começaram uma árdua peneira nos dados colhidos, somado a inúmeras colisões realizadas para reduzir as chances de erros.
Para os físicos, este é o equivalente a Colombo descobrindo a América”,
disse Themis Bowcock da Universidade de Liverpool
As estatísticas anunciadas referem-se ao padrão sigma cinco, sendo considerada como uma prova da descoberta, diferentemente do que o Jornal Ciência divulgou na segunda-feira com 99,99995% de chances, que ainda estava no patamar de sigma 4.
Os resultados são preliminares, mais o sinal sigma cinco em torno de 125 GeV é fantástico. Este é um fato que só ocorre com uma nova partícula. Nós sabemos que deve ser um bóson e é o bóson mais pesado que encontramos”, disse o porta-voz Joe Incandela.
É difícil não se empolgar com esses resultados, disse o diretor do CERN, Sergio Bertolucci. Dissemos no ano passado que em 2012 nós encontraríamos a nova partícula ou excluiríamos a existência do Modelo de Higgs.
Professor Higgs, que postulou pela primeira vez a teoria há 40 anos, disse à BBC: Estou bastante surpreso que isso aconteceu na minha vida  e eu certamente não tinha ideia que ia acontecer quando pensei 40 anos atrás, porque no início as pessoas não tinham nenhuma ideia sobre onde procurar e como procurar, por isso realmente é surpreendente para mim descobrir que os dados são suficientes para reivindicar a descoberta.
Peter Higgs, responsável pela teoria do bóson de Higgs.
Um Universo “padrão” sem o bóson de Higgs ou Partícula de Deus simplesmente não pode existir. Tudo iria se comportar estranhamente, flutuando livremente. Não haveria átomos que são feitos de aglomerados de prótons, elétrons e nêutrons. Não existiria matéria comum e muito menos seres humanos ou qualquer ser vivo.
Não encontrar provas sobre o bóson de Higgs seria o mesmo que rasgar o “modelo padrão”, obrigando os físicos a se concentrarem novamente para pensar e teorizar novas possibilidades.

Sem a partícula de Higgs, outras partículas como elétrons e quarks não seriam como são. Agora, os resultados surpreendentes do LHC, estão mostrando incríveis evidências experimentais da existência do Higgs disse Valentin Khoze, diretor do Instituto de Física da Universidade de Durham.
A busca pela Partícula de Deus provocou polêmica entre o público leigo que imaginava que a energia das colisões pudesse formar buracos negros ou um portal interdimensional na Suíça.
Grupos religiosos não aceitam o uso do nome Partícula de Deus, embora o próprio CERN também não goste de usá-lo. A designação tornou-se famosa após o ganhador do Nobel de Física, Leon Lederman, apelidar a partícula em 1993, tornando-se popular largamente na mídia mundial, mas provocou a raiva de muitos cientistas que não se conformam com o nome, entre eles o próprio Peter Higgs, criador da teoria da partícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...